12.4.12

artigo 03 - Traktor F1

A marca alemã Native Instruments continua a sua vincada estratégia de fornecer um universo criativo e completo para algo que já ultrapassou há muito a fronteira entre o que é o Djing e o que passou a ser produção musical e arte do remix. Se alguém tinha dúvidas basta observar o novo controlador Traktor Kontrol F1!


Um controlador alimentado por USB e que foi especialmente desenhado para explorar as capacidades dos novos Remix Decks, incluídos na recente versão 2.5 do Traktor Pro. Uma abordagem que, por um lado, permite funcionalidades ao estilo completo do Ableton Live e que, por outro lado, substitui por completo as funcionalidades oferecidas por máquinas de samples, como os Akai MPC.


O Kontrol F1 oferece-nos 16 pads retro iluminados por LED que nos guiam por entre o seu vasto leque de funcionalidades, juntamente com uma secção de controlo global e uma secção de mistura que inclui quatro faders de volume e ‘knobs’ dedicados aos filtros / efeitos.

Apesar da Native Instruments estar a inspirar-se claramente nas ferramentas de produção, a combinação do novo Traktor 2.5 com este Kontrol F1 é orientada para DJing, no entanto, criando um habitat de trabalho ideal para usar samples de forma intuitiva, permitindo ter até 64 temas, loops e samples sempre disponíveis, o que permite capacidades de organização incríveis.


Para incentivar os utilizadores a tirarem partido destas capacidades, a Native Instruments tornou gratuita a actualização do Traktor Pro 2 para 2.5, permitindo que todos os utilizadores possam explorar as capacidades integradas dos novos Remix Decks. Os Djs vão assim começar a habituar-se a terem quatro Remix Decks sempre disponíveis com os usuais deck’s, automaticamente sincronizadas em termos de BPM e ‘soundwaves’, num novo formato de ficheiro que pode ser facilmente importado para um dos decks do Traktor, directamente a partir do browser.


Claro está, depois de experimentarem o software, os utilizadores vão poder ter completa noção das possibilidades de um controlador de nova geração. Mas haverá mesmo músicos e remixers que vão apreciar a capacidade de trabalharem apenas com um Kontrol F1 para misturar apenas com os Remix Decks, beneficiando do controlo táctil sobre estas novas funções e da excelente integração bi-direccional entre software e hardware, com retorno visual instantâneo entre os pads multicoloridos. Parâmetros avançados de modo Punch e FX podem ser alterados facilmente a partir do Kontrol F1 e existem quatro pequenos pads adicionais por baixo de cada coluna da matriz para aceder a funções de stop ou mute dos grupos de loops ou samples.


Além disso, o F1 dá-nos controlo directo sobre as funções de sincronização, quantização, tamanho do sample, reverse e outras funcionalidades, enquanto a secção global tem um codificador que, quando carregado nos permite navegar entre as quatro páginas dos 16 pads e onde temos um mágico botão de Capture, que nos permite criar samples “on the go”, ou seja, a partir do que está a tocar em cada deck do Traktor.

Tal como a Native explica, o Kontrol F1 foi desenhado para se integrar perfeitamente em qualquer setup com o software Traktor, tendo o mesmo formato físico do controlador Traktor Kontrol X1 e encaixando-se mesmo bem ao lado dos Kontrol S4 ou S2, também da Native.

Deixo-vos um vídeo, que nos mostra as capacidades deste brinquedo! :)

http://www.youtube.com/watch?v=ujdQlyZi3TE




Ricardo Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário